As Águas Vivas (Physalia physalis)

Das vária espécies de cnidários que habitam as águas do mar do Caribe, nenhuma é mais urticante que a água viva morado ou fragata portuguesa (Physalia physalis). A água viva Physalia deriva passivamente na superfície do mar impulsionada pelas correntes e ventos.

Este organismo está formado por uma colonia de pólipos com uma grande variedade de funções especializadas. Existem pólipos que formam o flutuador da colônia, pólipos que se encarregam da nutrição, pólipos reprodutores e pólipos com função de defesa e ataque, os quais estão providos de células urticantes chamadas nematocistos.

O flutuador da colônia, que a serve de vela, se distingue por seu grande tamanho de até 25 centímetros de comprimento e por sua coloração azul-morada. Tem uma crista e pode mudar de forma por contração. Desta bexiga saem inúmeros tentáculos, chamados nematocistos, os quais se extendem alançando em ocasiões muitos metros de comprimento.

Quando alguém faz contato com os tentáculos, as células urticantes se rompem e descarregam toxinas para causar dolorosas feridas ou paraliza as presas das quais se alimenta a colônia. O mecanismo destes nematocistos consiste em duas partes: a câmara principal, que contém as células urticantes e que se assemelha a uma bexiga parcialmente inflada; e um pequeno pelo, situado debaixo da câmara, que atua como um gatilho disparando o filamento urticante na vítima.

Certos peixes e invertebrados são imunes aos nematocistos destas águas vivas e inclusive vivem entre seus tentáculos, onde encontram uma efetiva proteção contra seus predadores. As tartarugas marinhas taambém são imunes as picadas das águas vivas e algumas espécies se alimentam das mesmas.

As pessoas que tocam os tentáculos da Physalia geralmente experimentam uma intensa dor na área de contato.Os síntomas são mais severos em algumas pessoas do que em outras, especialmente naquelas que são muito sensíveis ao veneno. Se recomenda lavar a pele imediatamente com água do mar sem coçar, aplicar vinagre, álcool, bicarbonato.

| voltar |