Aves

Características

São os únicos animais com penas, e sua pele é mole e flexível, sem glândulas.
As aves só possuem uma glândula, a uropigiana, situada acima da base da cauda. Com a bico a ave retira da glândula uma substancia oleosa e passa esse óleo nas penas. Por isso o bico não é quebradiço e as penas são impermeáveis.
As aves são hemotermas. A temperatura de seu corpo é constante, situada entre 40° C e 44° C. Por isso as aves conseguem viver em qualquer ambiente da terra.
A cabeça é bem separada do corpo, e o pescoço é longo e flexível, podendo variar de tamanho dependendo da espécie.
Possuem duas narinas e olhos grandes e laterais, com pálpebras superior e inferior. Alem disso, tem uma membrana nictante, uma espécie de terceira pálpebra, que fecha o globo ocular a partir do canto.
Abaixo e atrás de cada olho as aves possuem aberturas para o ouvido. Mas essas aberturas ficam ocultas sob penas especiais.
A boca das aves não apresentam dentes, constituem-se de um bico.
As aves são vertebrados bípedes, isto é, tem dois membros para andar.
As aves botam ovos. Quando fecundados e chocados, esses ovos dão origem aos filhotes.

O Bico

O bico funciona ao mesmo tempo como boca mão. Com ele, a ave obtém o alimento, alisa as penas e arruma os materiais do ninho e ainda se defende. Existem vários tipos de bico, cada um com sua função.
O bico do tentilhão e de certos pardais servem para quebrar sementes. O papagaio usa o bico para cortar alimento e o curiango, para apanhar insetos.
A narceja usa o bico para procurar alimentos em fendas estreitas. O pato tem um bico filtrador, que é serrilhado e deixa sair a água, mas não o alimento.

As Penas

As aves tem vários tipos de penas, com diferentes funções.
A penugem são as penas moles e pequenas das aves recém nascidas. Encontra-se também nos adultos, formando uma camada isolante para a ave não perder calor.As tetrizes são as penas que cobrem todo o corpo da ave adulta. Também são isolantes.As rêmiges são as penas grandes das asas. Servem para voar. As retrizes são as penas da cauda. Servem para orientar o vôo.

Os Ovos

A casca do ovo é rica em sais de cálcio. É porosa e permite a entrada e saída de ar. A clara é a parte que fica branca quando cozida ou frita. É formada por um tipo de proteína chamada albumina. Entre a casca e a clara existem duas membranas. A gema é a parte amarela, rica em proteínas. Sua parte superficial chama-se disco germinativo. É essa parte que, se houver fecundação se desenvolvera formando o embrião, que dá origem a uma nova ave. O ovo também tem uma câmara de ar, em sua extremidade mais larga. Essa reserva de ar serva para o embrião respirar.

| voltar |