Bactéria

Ser unicelular, o menor ser vivo até agora conhecido, que faz parte do chamado reino Monera. A existência das bactérias foi apenas constatada através do advento do microscópio, instrumento através do qual tais seres são visíveis.
Possivelmente, a primeira constatação da existência das bactérias foi empreendida por Leeuwenhoek em 1683. Foi através do desenvolvimento tecnológico dos aparelhos de observação, desde lentes simples e lentes de imersão até complexos microscópios ópticos e eletrônicos que o estudo das bactérias atingiu grande estágio de desenvolvimento.
Podendo estar presentes em quaisquer meios - no ar, na terra e na água e em alguns casos nos diversos tipos de alimentos - as bactérias podem apresentar aparência diversa: podem ser esféricos (bactérias chamadas cocos), em formas de bastão (os bacilos), em forma espiral (espirilos). Outras bactérias podem também possuir pequenos filamentos ao seu redor, tratando-se neste caso dos flagelos utilizados para locomoção de alguns bacilos. A forma de reprodução das bactérias é realizada através da divisão celular, em que inicialmente o volume da célula dobra para depois dividir-se em duas novas células. Este processo é condicionado pelas disposições do meio ao qual estão sujeitas (condições térmicas, fontes de alimento, presença ou ausência de oxigênio, graus de umidade e acidez/alcalinidade e ainda ausência de substâncias que inibem o metabolismo, como os desinfetantes). Em um meio em que as condições são propícias, é grande a velocidade de reprodução das bactérias: são necessários apenas vinte minutos para que uma bactéria de um meio propício se reproduza.
Se por um lado alguns tipos de bactérias (genericamente chamados micróbios ou germes) podem, sob determinadas condições, gerar doenças em organismos animais, por outro lado há bactérias que são extremamente úteis para o homem. Há alguns casos de indústrias alimentícias que se utilizam da reprodução controlada de bactérias específicas para a produção de alimentos em que o processo de fermentação é necessário. Outras aplicações da reprodução controlada de bactérias podem ser encontradas na indústria farmacêutica para a produção de vitaminas e antibióticos. No entanto, a reprodução não controlada de bactérias pode causar grandes prejuízos a indústrias como por exemplo a indústria têxtil e a indústria açucareira.
Em tempos passados, determinadas doenças, que hoje sabemos ser causa da ação de bactérias, eram tratadas com males impingidos por maus espíritos. As bactérias tratavam-se de inimigos invisíveis, cuja existência era sequer suposta pelo homem. Atualmente, sabe-se que um determinado tipo nocivo de bactéria pode causar um único tipo de doença, ou seja, para cada gênero de doença causada por ação bacteriana há um único gênero de bactéria agente.

E. coli
M. tuberculosis

| voltar |