Répteis

Características :

Tegumento : recoberto por escamas como nas cobras e nos lagartos ou placas córneas como nos jacarés e tartarugas. A epiderme sofre muda periódica.
Pecilotermicos.
Ovíparos, vivíparos ou ovivíparos.
Podem ser aquáticos ou terrestres.
Compreendem : as tartarugas, jacarés, cobras e lagartos.

Esqueleto e Membros:

Os ofídios ( cobras ) são desprovidos de membros locomotores. Para a locomoção, as cobras apóiam - se nas extremidades das costelas, já que não possuem externo ( osso ventral ao qual se ligam as costelas). Os crocodilos, os lagartos e as tartarugas apresentam quatro membros locomotores.

Aparelho Digestivo:

Boca : provida de dentes. Nos ofídios, muitas vezes, alguns dentes estão ligados às glândulas de veneno. A língua de alguns apresentam função olfativa.
A boca continua pelo esôfago, estomago, intestino, terminando numa cloaca, onde desembocam os aparelhos urinário, digestivo e reprodutor. Como órgãos anexos do aparelho digestivo possuem glândulas salivares, fígado, pâncreas e vesícula biliar.

Aparelho Respiratório:

A respiração é sempre pulmonar, não possuindo brânquias, mesmo aqueles que vivem na água. Os ofídios não possuem o pulmão esquerdo, apenas o direito.

Reprodução:

A reprodução é feita por fecundação interna e com copulação. A maioria dos animais é ovípara, isto é põem ovos. Entre as cobras há animais vivíparos, isto é, os filhotes se desenvolvem no interior do ventre materno sem ovo calcário, como na cascavel.

Classificação dos Répteis:

Quelônios tem o corpo formado por uma carapaça dorsal, não possuem dentes, a boca é revestida por um bico córneo, são ovíparos. Ex: tartarugas, cágados, jabutis.
Crocodilianos são animais cujo corpo é revestido por escamas córneas e placas ósseas, são ovíparos, alimentam-se de peixes e de outros animais aquáticos. È o único grupo de répteis que apresenta o coração dividido em quatro cavidades. Ex: jacaré e crocodilos.
Escamados tem o corpo coberto por pequenas escamas.Possuem duas sub ordens: lacertílios que são animais com quatro membros locomotores, com exceção de alguns. Esses animais trocam a pele do corpo periodicamente, sendo que as escamas vão sendo substituídas por outras. Ex: lagartos, lagartixas, camaleões.
Ofídios não tem membros locomotores. A locomoção se da pelo apoio das extremidades das costelas, uma vez que esses animais não possuem externo. Algumas apresentam vestígios de patas como a jibóia e a sucuri. Os ofídios podem ser ovíparos, ovíparos ou ovíparos ( algumas cobras peçonhentas). A boca, esôfago e estomago das cobras dilatam-se bastante permitindo que o animal se alimente de presas mais volumosas que o seu corpo.

| voltar |